turnover anual

23-06-2020

Turnover anual: aprenda como calcular

Entre as diversas formas de calcular o turnover de sua empresa, o cálculo anual é um dos mais precisos. Aprenda como fazer este cálculo agora mesmo.

 

Existem várias fórmulas de calcular o turnover. Falamos sobre todas elas neste post aqui. Clicando no link, você vai ver que este cálculo pode ser aplicado para diferentes fins, e de diferentes maneiras. Mas o post de hoje é sobre a versão anual, que é provavelmente o método mais preciso, pois avalia sua empresa ao longo de um ano. Vamos aprender?

 

Como calcular o turnover anual

turnover anual como calcular

Entre as diferentes fórmulas de encontrar o turnover (índice de rotatividade) esta é a que mais assusta, pois, como você pode ver na imagem, tem fórmula dentro de fórmula. Mas não é nada difícil de calcular.

As variáveis que você vai precisar são:

  • Nº de funcionários no início do ano
  • Nº de funcionários no final do ano
  • Nº de funcionários demitidos no período

 

Como funciona o cálculo do turnover anual

 

1º passo:

Comece pela parte que está em parênteses. Esta parte do cálculo nada mais é do que a média de funcionários que você teve na sua empresa ao longo do ano. Funciona assim, some o número de funcionário no início do ano e o número de funcionários no final do ano, e divida o resultado por 2:

Média de Funcionários no ano: (Nº funcionários no início do ano + Nº de funcionários final do ano)/2

 

2º passo:

Divida o número de funcionários desligados neste período pelo número que você encontrou no passo 1 (Média de Funcionários no ano):

Nº funcionários desligados / Média de Funcionários no ano

 

3º Passo

Multiplique este resultado por 100 para obter o valor em porcentagem

Fácil não é? Para garantir que você entendeu, também criamos um exemplo prático

 

Exemplo prático:

Vamos imaginar que você começou 2019 com 100 funcionários, terminou o ano com 120, e, neste período, 10 pessoas foram desligadas. Como fica o cálculo do turnover anual na prática?

 

1º passo:

Média de funcionários no ano = (100+120)/2 = 110

turnover anual passo 1

 

2º passo:

10/110 = 0,0909

turnover anual passo 2

 

3º Passo:

0,0909×100 = 9,09%

turnover anual passo 3

 

Neste cenário, o seu turnover anual é de 9,09%!

Agora ficou fácil de entender não é?

 

Porque calcular o turnover anual

O Turnover é uma das principais KPIs de RH. Definindo o índice de rotatividade anual na sua empresa, você pode entender na prática a qualidade dos seus processos de gestão e de contratação.

Para avaliar com exatidão, o ideal é sempre ter alguma informação de mercado para se basear. Tentar descobrir o turnover dos concorrentes, ou de outras empresas do seu setor é um ótimo meio para ter uma referência exata. Fora isso, você vai encontrar opiniões de que um turnover ideal deve ser inferior a 10% ou 5%.

Mas lembre-se: o importante não é o número em si, mas sim o que tem afetado o seu crescimento ou diminuição. Os motivos podem ser diversos: gestão, desmotivação, lideranças, processos seletivos mal estruturados, entre outros.

Além do cálculo anual, existem outras 5 formas de estipular o turnover na sua empresa:

  • Cálculo Simples
  • Turnover de Desligados
  • Desligamentos Ativos
  • Desligamentos Passivos
  • Turnover de admissões

Para entender como funcionam estes cálculos, e como analisar o resultado de cada um mais profundamente, recomendamos ler o nosso artigo “O que é turnover: aprenda a calcular em 5 minutos”.