Alongamento em casa

14-05-2020

Técnicas de alongamento e relaxamento para quem trabalha em casa

Trabalhando em casa na quarentena? Saiba como e porque adotar técnicas de alongamento pode te ajudar a relaxar o corpo e produzir mais e melhor.

 

O home office já era uma tendência há um bom tempo no mundo corporativo. Mas, devido à pandemia do coronavírus, a prática teve de ser aplicada às pressas, pegando muitas pessoas e empresas desprevenidas.

Um ponto que merece atenção, e aos poucos vai ganhar espaço entre as pessoas que agora se veem obrigadas a trabalhar de casa, é o reflexo da sua postura e saúde do corpo na produtividade.

Algumas semanas atrás, escrevemos um post sobre como ser mais produtivo trabalhando em casa. Um dos pontos levantados era justamente esse. Nem todos nós possuímos uma estação de trabalho tão boa quanto temos (ou deveríamos ter) no escritório. Alguns improvisam a mesa da sala, da cozinha, e o que é pior, até mesmo a cadeira.

Junto com isso, trabalhando em casa, é comum passarmos ainda mais tempo na frente do computador, em uma postura que nada faz bem para o próprio corpo. No post de hoje, separamos algumas ideias de alongamento e relaxamento, para que você possa melhorar sua postura, diminuir as dores do corpo, relaxar um pouco durante as longas horas na frente do computador, e assim aproveitar ao máximo os benefícios do home office.

 

Como se sentir mais confortável trabalhando em casa

A sua produtividade é diretamente afetada pelo seu conforto (e pelo seu corpo). Neste sentido, algumas precauções podem ser tomadas para que sua vida de trabalho em casa fique mais tranquila e agradável.

Por isso, antes de te mostrar as práticas de alongamento, vamos sugerir algumas dicas que são tão importantes quanto na hora de prevenir dores e manter sua produtividade em alta. Vamos lá:

 

Postura e estação de trabalho

Decidimos falar sobre postura e estação de trabalho juntas porque ambas estão diretamente ligadas. Para manter uma postura adequada, é necessário adequar sua cadeira, mesa, teclado e monitor à sua altura. Neste link, você pode calcular as medidas ideais conforme o seu tamanho. Para entender bem como sua postura deve ficar, basta olhar a imagem abaixo:

postura-trabalho-em-casa

 

E o mesmo vale para quem usa notebook.

posicao trabalhando com notebook
Foto: blogbringit.com.br

 

Entre as principais dicas de postura estão:

  • Formar ângulos de 90º nos quadris e joelhos
  • Encostar os pés no chão (nem que seja com um apoio)
  • Manter os cotovelos em um ângulo de 90º, alinhados com o mouse e o teclado
  • Posicionar o monitor abaixo do eixo visual horizontal, permanecendo à uma distância de no mínimo 1 braço

Para mais dicas de postura, acesse este post.

 

Pratique exercícios regularmente

Isso mesmo. Uma das maneiras de manter a coluna relaxada no trabalho, é fazendo exercícios regularmente. Isso porque, quanto mais você fortalece o músculo das costas, menos sobrecarrega essa região. Neste post do ciencia.fitness você encontra algumas dicas de exercícios para fazer em casa durante à quarentena.

 

Yoga e Pilates

Tanto yoga quanto o pilates são ótimos para te ajudar a manter uma postura mais adequada, fortalecendo o corpo e melhorando sua elasticidade. Existem vários vídeos na internet para iniciantes. Vamos apontar alguns mais abaixo.

 

Os benefícios do alongamento no trabalho em casa

A prática do alongamento no trabalho, principalmente em casa, é fundamental para relaxar o corpo, tirar as tensões e melhorar a postura. Mas seus benefícios vão além disso:

  • Pausa em momentos de tensão, para relaxar não só o corpo, mas também a cabeça
  • Diminui a ansiedade
  • Melhora sua flexibilidade
  • Melhora sua respiração

Além disso, bons insights podem surgir de momentos de alongamento ou relaxamento, já que, quando você se afasta do trabalho (ou de um problema que precisa resolver) também acaba mudando sua perspectiva.

 

Dicas de alongamento e relaxamento para quem trabalha em casa

Bom, agora vamos às dicas! Separamos cinco vídeos com abordagens diferentes para você alongar e relaxar o corpo em casa durante o trabalho. Vamos lá?

 

Vídeo 1: Alongando ao sair da cama

Você não precisa esperar ficar estressado para iniciar uma prática de alongamento. Na verdade, fazer isso logo quando acordar vai te ajudar a começar o dia com mais disposição, e tem um ótimo efeito em sua flexibilidade. Este post da @liegyoga traz boas dicas para isso.

 

Vídeo 2: Sete ideias de alongamento:

Este vídeo do Personal Trainer Filipe Brito é bem focado em quem trabalha na frente do computador. Suas dicas de alongamento no pescoço, ombros, tríceps, punho, lombar e pernas podem ser aplicadas sem nem sair da sua estação de trabalho.

 

Vídeo 3: Ginástica Laboral

Aqui temos uma clássica sessão de Ginástica Laboral. O vídeo é bem didático e envolve várias partes do corpo. Perfeito para compartilhar com os amigos e colegas de trabalho.

 

Vídeo 4: Alongamento básico no tapetinho

Este vídeo é quase uma sessão de yoga. Os alongamentos são bem parecidos com o que você faz em uma aula. É uma boa pedida para quem busca não só alongar, mas também uma quebra maior em sua rotina, saindo da frete do computador, pegando o tapetinho e praticando seu alongamento com atenção e dedicação.

 

Vídeo 5: Yoga no escritório

Achamos este vídeo bem interessante. É uma aula de yoga focada em quem trabalha sentado na frente do computador. Os movimentos são todos feitos na cadeira do trabalho, ou apoiados nela. Uma sessão de 10 minutos super completa, que você pode fazer enquanto assiste ao vídeo.

 

Gostou deste post? Para quem se interessou pelo conteúdo, também pode gostar do nosso outro artigo sobre “Coronavírus em empresas: o que fazer e que cuidados tomar para não espalhar a doença”. Aqui no Benefi você encontra dicas toda semana, focadas em RH e gestão de pessoas. Acesse nosso blog e confira!