Software de recrutamento e seleção

07-05-2021

Software de recrutamento e seleção: quais e porquê escolher

Saiba para que serve um software de recrutamento e seleção. Listamos opções pagas e gratuitas que podem ajudar nos seus processos de contratação.

 

Se você está em busca de um software para auxiliar nos seus processos de recrutamento e seleção, é porque já entendeu a maior verdade dentro do RH: este é um dos poucos setores onde a tecnologia auxilia na humanização dos processos.

Neste post, além de explicar porque isso acontece, vamos listar 6 ferramentas que podem transformar as rotinas do RH da sua empresa. Especialmente no que diz respeito ao processo seletivo.

Primeiro, vamos responder uma pergunta mais básica:

 

O que faz um software de recrutamento e seleção?

 

Em geral, os softwares desenvolvidos para auxiliar nos processos seletivos têm por objetivo otimizar o tempo dos recrutadores e a assertividade nas contratações.

Para cada vaga aberta no mercado, como todos nós sabemos, existe (pelo menos) uma centena de candidatos. Algo que pode aumentar ainda mais com a adesão do trabalho remoto.

Porém, este cenário ganha uma nova perspectiva na visão do RH.

A quantidade de participantes de um processo seletivo nem sempre é proporcional ao número de candidatos que realmente cumprem os requisitos esperados.

Sério.

Às vezes a vaga foi planejada de maneira equivocada. Ou não era atrativa para o público alvo. Até mesmo a divulgação pode ter ocorrido de maneira equivocada.

Outro problema, este ainda mais comum, está na avaliação do número de currículos que ultrapassa com folga os três dígitos. Como dar a atenção que cada currículo supostamente merece? Como organizar estas informações?

Sem falar que boa parte das empresas organizam processos seletivos sem levar em conta o conjunto completo. Ou seja, quais são as hard skills e, principalmente, quais são as soft skills que de fato devem preencher a vaga desejada?

 

É por isso que podemos dividir os softwares de recrutamento e seleção em duas categorias.

1 – Aqueles desenhados especificamente para isso, ajudando a organizar e otimizar todo o processo seletivo. Desde o planejamento, passando pela divulgação, organização e compartilhamento de informações, triagem, entrevistas, dinâmicas, até chegar na decisão;

2 – Os que contribuem no processo de uma maneira indireta, como é o caso dos softwares de avaliação de perfil comportamental.

Portanto, é um pouco complicado listar as funcionalidades dos softwares de recrutamento, porque vai depender muito das características de cada um.

 

Diferenças entre um ATS e um HCM

 

Ampliando um pouco o assunto, agora nos referindo às tecnologias de RH de maneira geral, temos as siglas ATS e HCM.

Você sabe qual é esta diferença?

A gente explica:

  • ATS é sigla de Applicant Tracking System. Algo que em português podemos chamar de Sistema de Rastreamento de Candidatos.
  • HCM é a sigla de Human Capital Management. Ou, em português, Gerenciador de Capital Humano.

Isso quer dizer que um ATS é focado especificamente nos processos de recrutamento e seleção. Enquanto o HCM olha para o RH como um todo, cuidando, além do processo seletivo, de outras questões como pagamentos, gestão de folha, benefícios. Enfim, recomendamos este artigo para aprofundar mais no tema:

Conheça as diferenças entre um ATS e um HCM

No post de hoje, vamos falar principalmente sobre os ATS.

 

Por que contratar um software de recrutamento e seleção?

 

Como falamos anteriormente, as vantagens de um software de recrutamento e seleção variam conforme a solução oferecida por cada empresa.

Normalmente, estes são os principais benefícios que o mercado de softwares de contratação associa aos seus produtos:

  • Agilidade nos processos
  • Assertividade na contratação
  • Organização do processo seletivo
  • Compartilhamento de informações
  • Divulgação da vaga
  • Fit cultural
  • Agendamento de entrevistas
  • Plataforma para entrevista

 

6 softwares de recrutamento e seleção

 

Bom, aqui vamos listar 6 softwares muito conhecidos pelo mercado, que podem te ajudar nos processos de recrutamento e seleção.

 

 

Gupy

 

O Gupy é uma das soluções mais conhecidas do mercado. A startup oferece dois tipos de solução, uma focada no processo de recrutamento e seleção, a outra na admissão em si.

O software de recrutamento e seleção da Gupy parte da centralização das solicitações de vagas, passando pela atração de candidatos, triagem, até a seleção.

 

Por que contratar?

A Gupy ainda divulga as oportunidades da sua empresa nos principais portais de emprego do Brasil, além de oferecer testes prontos para aplicar nos candidatos.

Já falamos sobre a Gupy neste texto aqui:

Recrutamento e Seleção online: a tendência que veio para ficar

Acesse a página da Gupy

 

 

Kenoby

 

O Kenoby é outra plataforma super conhecida, utilizada por grandes empresas nacionais e internacionais, como Hering e McDonalds.

A ferramenta promete agilizar e tornar mais efetiva toda a jornada de contratação. Aquela que já nos referimos neste texto, que parte do processo de requisição até chegar na escolha do candidato em si.

 

Por que contratar?

O software da Kenoby ajuda a mapear a cultura comportamental da sua empresa e contratar pessoas que possuem fit cultural.

Acesse a página da Kenoby

 

 

PDA:

 

O PDA não é um software de recrutamento, mas sim, de avaliação de pessoas, utilizando a famosa metodologia DiSC. Este tipo de ferramenta vem ganhando cada vez mais relevância nos processos de contratação, pois ajuda a garantir que você escolha a pessoa certa no lugar certo.

É com o uso de softwares como PDA que você consegue mapear o perfil de uma pessoa, quais são suas competências, e aplicar de fato as soft skills no seu processo de recrutamento e seleção.

 

Por que contratar?

O PDA pode ser utilizado em conjunto com qualquer outro software ATS, aumentando ainda mais a assertividade nas contratações.

Acesse a página do PDA

 

 

Revelo:

 

Embora atue na formação de profissionais, a Revelo oferece uma opção gratuita de ATS. Em sua plataforma, é possível criar vagas, personalizar o processo seletivo, agendar entrevistas, aprovar e reprovar candidatos.

Acesse o ATS da Revelo

 

 

Abler:

 

A Abler é um ATS focado em agilizar o processo de recrutamento e seleção. O software também parte do mesmo princípio de oferecer soluções em todas as fases desta jornada: requisição, atração, triagem, qualificação e seleção, com divulgação automática e gratuita em diversos portais.

 

Por que contratar?

O software promete reduzir em 70% o tempo de recrutamento e também oferece a opção de configurar uma página de carreiras para sua empresa.

Acesse a página do Abler

 

 

Compleo:

 

A Compleo oferece dois tipos de soluções para o recrutamento. O Compleo ATS e o Compleo Vídeo.

A primeira ferramenta segue a mesma lógica dos demais ATS apontados no post, oferecendo soluções de agilidade e automação para toda a jornada do candidato. Outra coisa legal é a possibilidade incluir testes de habilidades no processo.

Já a ferramenta de vídeo é focada no processo de triagem, com soluções em Inteligência Artificial que auxiliam os recrutadores a identificar reações dos candidatos nas ferramentas em vídeo.

 

Por que contratar?

Na ferramenta de vídeo, você pode enviar perguntas pré-selecionadas para o candidato responder gravando um vídeo no próprio celular. Com isso, você economiza tempo nas entrevistas e não precisa realizá-las em tempo real.

Acesse a página da Compleo

 

 

O que achou das nossas dicas de software de recrutamento e seleção?

Se você já utilizou alguma destas ferramentas, envie seu feedback em nosso Instagram.

E, se você gostou deste conteúdo, também pode se interessar por outros artigos do Benefi:

 

Consultorias de RH: saiba quando e porque contratar

9 softwares de gestão que facilitam o trabalho remoto do RH

Habilidades Comportamentais e sua importância no atual mercado de trabalho

Guia Completo do Processo Seletivo para o RH

 

E para você se manter sempre atualizado e acompanhando as novidades sobre RH e Gestão de Pessoas, continue seguindo o Benefi.