roda da vida áreas da vida

20-08-2021

Roda da vida: descubra mais sobre esta ferramenta que traz as áreas da vida

Entenda o que é Roda da Vida, sua origem e veja as principais áreas da vida

 

Você gostaria mudar alguns aspectos da sua vida, mas não sabe exatamente o quê?!

Para refletir sobre o que queremos conseguir ou sobre aquilo que gostaríamos de mudar, podemos nos basear em uma das ferramentas mais usadas no desenvolvimento profissional e pessoal: a Roda da Vida. Basicamente, é uma ferramenta que consiste em fazer uma revisão dos diferentes aspectos da nossa vida. Graças a esta ferramenta podemos avaliar de maneira visual e simples a nossa situação atual e a que gostaríamos de alcançar (fonte: El País).

Para esclarecer vários pontos, no post de hoje vamos entender o que é Roda da Vida, sua origem e ver as principais áreas da vida.

Gostou?! Vamos lá, então!

 

O que é Roda da Vida?

 

De acordo com ao SBCoaching, a Roda da Vida é uma ferramenta utilizada para realizar avaliações pessoais.

Assim, o método é baseado em uma reflexão particular sobre as áreas fundamentais da nossa experiência diária, tais como:

  • Relacionamentos;
  • Qualidade de vida;
  • Dentre outros.

 

A estrutura da roda da vida lembra um gráfico de pizza. Assim, o círculo é “fatiado em partes”. E cada uma destas partes representa cada área fundamental da vida.

 

Quantas áreas da vida é dividida a Roda da Vida?

 

Essa é uma outra pergunta bem comum: onúmero de áreas varia conforme o modelo utilizado.

Assim, o círculo pode ser dividido entre oito, dez, doze ou mais categorias. Cada uma dessas partes será dedicada a uma área da vida. No geral, normalmente usa-se como referência 12 áreas da vida (falaremos ainda no texto de hoje).

 

Como surgiu a ferramenta Roda da Vida?

 

De acordo com a Organização Na Prática, a ferramenta foi desenvolvida nos anos 1960 pelo americano Paul J. Meyer. Ele tornou-se famoso por seus trabalhos e livros na área de motivação.

 

Escolhendo as Áreas da Vida

 

Ficou curioso ou curiosa sobre esta ferramenta e quer aprender mais? Vamos explicar aqui o passo a passo como utilizar a Roda da Vida.

São precisos três passos.

 

1º passo: categorias

 

Desenhe um círculo separado em seis, oito ou doze categorias prioritárias na sua vida. Alguns exemplos:

  • Família;
  • Carreira;
  • Finanças;
  • Saúde;
  • Espiritualidade;
  • Educação;
  • Amigos;
  • Cultura;
  • Amor.

 

Quando você tiver categorizado sua Roda, marque uma escala de zero (no centro) a dez (na borda).

 

2º passo: pontuação

 

Com o círculo devidamente repartido nas áreas, analise quanta atenção tem dado a cada fatia e faça um “x” na altura do número correspondente.

Assim, cada categoria ganha uma nota indicando o quanto tem sido prioritária no seu dia a dia, de zero (centro) a dez (borda).

Quer um exemplo? Na categoria Saúde, reflita: O tempo que você direciona para cuidar da sua saúde, seja com prática de atividades físicas, uma boa alimentação, ida aos médicos, realização de exames, dentre outras ações, vale que nota de 0 a 10?

Na categoria Trabalho e Carreira, avalie se o que você faz te traz satisfação, se é o que você gostaria de estar fazendo, se você gosta do seu ambiente de trabalho e sente que está se desenvolvendo.

Terminou de pontuar? Ótimo. Ligue cada um dos pontos. O desenho final obtido é um panorama holístico do momento que você está vivendo.

 

3º passo: reflexão

 

Depois deste desenho pronto, o grande objetivo é refletir sobre ele, assim como traçar um plano de ações para conquistar um equilíbrio mais satisfatório no futuro.

Assim, é necessário questionar se o resultado te deixa feliz ou se gostaria que fosse diferente.

No caso de o desenho não ser aquilo que você gostaria, trace as marcas que você considera como seu equilíbrio ideal. Assim, você vai criar um segundo desenho. Caso queira, faça em outra cor para tornar a distinção ente ambos ainda mais evidente.

A diferença entre os dois desenhos (realidade do presente e desejo do futuro) é a necessidade de trabalho a ser feito.

 

Algumas perguntas que podem ajudar nesta reflexão:

  • Quais as áreas têm as maiores notas?
  • E as mais baixas?
  • Quais são áreas prioritárias nesse momento?
  • Quais se afetam e de que maneira?

 

A partir daí, cria-se o plano de ação para conseguir conquistar a Roda da Vida desejada para o futuro.

 

As 12 áreas da roda da vida

 

O IBC Coaching traz 12 áreas que podem estar presentes na sua Roda da Vida.

 

Tríade Pessoal

 

  • Desenvolvimento Intelectual: como está sua abertura a novos aprendizados, experiências, estudos e conhecimentos, tanto em relação ao crescimento na carreira, como para o amadurecimento pessoal.
  • Saúde e Disposição: se você apenas trabalha e nunca encontra um tempo para cuidar de sua saúde física e mental, com certeza sua Roda da Vida vai revelar isso. Cuidar do bem-estar é fundamental para que tenha sempre energia, ânimo, fôlego e motivação até para as outras áreas da vida.
  • Equilíbrio Emocional: é o modo como lida com seus desafios, conflitos, inseguranças e situações adversas, pois a sua reação nestes momentos revela muito sobre sua qualidade de vida.

 

Tríade Profissional

 

  • Recursos Financeiros: analisa se nossa profissão ou emprego é suficiente para o provimento do dinheiro que precisamos para pagar nossas contas, adquirir determinados produtos, serviços e bens e realizar os nossos sonhos. Ou seja, até que ponto estamos contentes com esta área? Pode ser ganhando pouco ou gastando demais.
  • Contribuição Social: como o seu trabalho afeta a vida das pessoas à sua volta? Se o que faz entrega ou não uma contribuição social?
  • Realização e Propósito: o quanto seu trabalho atual está verdadeiramente conectado com sua essência e com seu propósito de vida?

 

Tríade qualidade de vida

 

  • Criatividade, Hobbies e Diversão: todos nós precisamos de momentos de lazer, relaxamento, ou seja, precisamos nos divertir um pouco com a vida.
  • Plenitude e Felicidade: reflexão se você se sente feliz ou não.
  • Espiritualidade: a espiritualidade é um aspecto da vida que, acima de tudo, nos conecta com as possibilidades infinitas do universo. Aqui também é a forma de expressar a sua crença positiva em si mesmo, nas pessoas e na vida de modo geral, exercitando sua espiritualidade por meios de ideias e sentimento bons e da energia poderosa que emana de dentro de você.

 

Tríade de Relacionamentos

 

  • Vida Social: Para uns, representa ter uma vida agitada, com uma rotina de baladas, compromissos profissionais e um rico networking. Para outros, receber os amigos em casa, ir ao cinema com o namorado, participar dos encontros da igreja ou fazer uma reunião mais tranquila num final de semana em família.
  • Relacionamento Amoroso: qual é a qualidade do seu relacionamento amoroso hoje? Sente-se feliz ao lado de seu companheiro ou companheira?
  • Família: Esta é a nossa base, nossa origem, que explica muito quem somos e porque somos e nossos valores e crenças.

 

Agora que você já sabe mais sobre a Roda da Vida, que tal continuar se informando com a gente?

 

Separamos aqui outros posts que, certamente, vão te interessar:

Comunicação assertiva e seu impacto para os negócios

Comunicação não-violenta nas empresas: uma ideia viável?

Cultura organizacional e trabalho remoto

 

E para você se manter sempre atualizado e acompanhando as novidades sobre RH e Gestão de Pessoas, continue seguindo o Benefi.