Relacionamento interpessoal

23-10-2020

Relacionamento interpessoal dentro das organizações: como manter relacionamentos positivos

Entenda o que é relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, como ele pode afetar o clima organizacional e veja dicas para melhorar o relacionamento na sua organização

 

 

Embora as pessoas sejam seres sociáveis, todo relacionamento é bem complexo, pois envolve diferentes pessoas, diferentes comportamentos e, muitas vezes, objetivos diversos.

E para entender sobre o relacionamento interpessoal dentro das organizações, no post de hoje vamos entender esse conceito, assim como os impactos para o clima organizacional e como promover relacionamentos interpessoais mais saudáveis no ambiente de trabalho.

Gostou? Vamos começar, então!

 

 

 

Mas, afinal, o que é relacionamento interpessoal?

 

Você sabe o que é relacionamento interpessoal? De maneira resumida, é a forma como interagimos com as pessoas ao nosso redor: sejam amigos, colegas de trabalho ou familiares.

Assim, são as diversas interações que acontecem no nosso cotidiano. Seja em casa, no trabalho ou no lazer, todos nós estamos cercados por diversas relações interpessoais.

E isso acaba nos obrigando a conviver com diferentes perfis de personalidade.

Assim, é importante entender que o relacionamento interpessoal sempre muda porque ele depende do contexto no qual está inserido.

Mas o que isso significa, afinal? Isso significa que o nosso modo de nos relacionarmos no ambiente de trabalho não será igual em um outro contexto de relacionamento familiar, por exemplo.

Desta forma, cada meio social, seja o trabalho, escola, família e o próprio ambiente de trabalho apresentam suas respectivas regras e normas de comportamento. Essas “regras” acabam, muitas vezes, por orientar a interação dos indivíduos.

Porém, cada pessoa traz consigo sua própria personalidade, cultura e crenças.

E isso acaba gerando o seguinte movimento: o meio influencia o indivíduo, assim como o indivíduo influencia o meio e os demais membros do respectivo grupo.

 

 

 

O relacionamento interpessoal profissional: como funciona no mundo corporativo.

 

O relacionamento interpessoal profissional é o relacionamento entre colegas de trabalho.

Conseguir manter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho tem se tornado uma habilidade (soft skill) muito relevante.

É importante destacar que o clima organizacional influencia muito o comportamento dos respectivos colaboradores e, obviamente, o relacionamento interpessoal.

Quando o clima organizacional é positivo, isto pode gerar aumento da produtividade dos funcionários e, com isso, os resultados do negócio.

Porém, quando o clima organizacional é negativo, isso influencia o desempenho e a qualidade de vida dos profissionais e, obviamente, afeta também como os colaboradores se relacionam entre si.

 

 

 

Por que é importante manter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?

 

Porque quando falamos de relacionamento interpessoal não significa, de maneira simplista, o relacionamento entre colegas de trabalho.

Assim, o relacionamento interpessoal nas organizações está relacionado à conduta profissional, inclusive diante de obstáculos, crises e conflitos, além da superação das barreiras e como os indivíduos lidam com os diferentes perfis comportamentais.

Assim, quando os relacionamentos interpessoais são marcados por disputas e desentendimentos, isso pode afetar o clima organizacional, tornando-o negativo e, com isso, impactando nos resultados corporativos.

Então, quais são as principais vantagens em cultivar bons relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho?

 

  • Diferencial para o profissional: um indivíduo com habilidades para lidar com os diferentes perfis comportamentais e realizar bom trabalho em equipe tem maiores chances de se destacar no mercado de trabalho;
  • Autoconhecimento: antes de nos relacionarmos de maneira positiva com os outros, é fundamental cultivarmos o autoconhecimento e aprender a identificar quais são nossos pontos fortes e nossos pontos que precisam ser melhorados;
  • Respeito: no geral, os indivíduos admiram as pessoas que são empáticas e conseguem lidar com as diferenças das pessoas de maneira positiva, sem gerar o conflito negativo;
  • Motivação: um ambiente organizacional que tem relacionamentos interpessoais saudáveis acaba gerando uma motivação nos indivíduos e uma satisfação com o trabalho.

 

 

 

Como ter um bom relacionamento interpessoal nas organizações

 

De acordo com o RH Portal, o primeiro passo para o sucesso de um relacionamento interpessoal está no próprio individuo, através:

 

  • Exercício da sua mente;
  • Fortalecimento da sua autoestima;
  • Maior autocontrole;
  • Melhoria da automotivação.

 

Assim, desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear determinadas atitudes e ações no ambiente de trabalho são fundamentais.

Desta forma, esse aumento de autoconfiança será essencial para cultivar um relacionamento Interpessoal positivo.

Além disso, é possível adotar ações para promover e capacitar as respectivas equipes.

Ou seja, é possível implementar capacitações que melhorem o nível do relacionamento interpessoal nas organizações, através de técnicas sobre a Comunicação Não Violenta (CNV), Comunicação Assertiva, dentre outras. Ou seja, investir nas pessoas é fundamental.

Outro ponto essencial é administrar, de maneira correta, os conflitos internos.

Os conflitos sempre irão existir e, de certa maneira, podem ser positivos, pois trazem novas ideias e tiram as pessoas da zona de conforto. Porém, é interessante observar:

  • Qual foi o motivo do conflito;
  • Sempre manter a discussão dentro do âmbito profissional e racional.

 

Por fim, exercitar a escuta qualitativa, que é escutar com atenção o que o outro tem a dizer e fazer o exercício de se colocar no lugar do mesmo.

Com isso, tentar compreender as razões e ir em busca de soluções.

 

 

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