Recrutamento e Seleção Online

05-02-2021

Recrutamento e Seleção online: a tendência que veio para ficar

Entenda a importância de um processo bem estruturado de Recrutamento e Seleção e veja como otimizá-lo no ambiente digital (online)

 

Como já abordamos em diversos posts, a pandemia do coronavírus foi um acelerador de futuros: as empresas já estavam implantando a digitalização (não só nas suas vendas, mas também nos seus processos internos) e, com o isolamento, tiveram que se digitalizar com muito mais rapidez. Algumas vezes, até sem um planejamento.

Quase um ano depois, é notório que as empresas já encaram o tema com muito mais familiaridade. Além de estarem ampliando para as mais diversas áreas, como Recrutamento e Seleção.

E para entendermos um pouco mais sobre isso, no post de hoje vamos falar de Recrutamento e Seleção online, assim como seus principais benefícios.

 

 

 

Recrutamento e Seleção: quais são os objetivos?

 

Antes de falarmos sobre o Recrutamento e Seleção online, vamos entender os objetivos destes processos.

O processo de Recrutamento e Seleção é um dos mais importantes de qualquer empresa e envolve diferentes técnicas, metodologias e etapas e vem se transformando nos últimos anos.

Encontrar o talento certo é fundamental para construir uma empresa que se diferencie no mercado.

Assim, Recrutamento e Seleção, como sugere o próprio nome, é formado de duas palavras que mostram o conceito do próprio processo, que são:

    • Recrutamento: responsável pela atração de candidatos para vagas de emprego disponíveis em uma organização.
    • Seleção: Uma vez que a vaga conquiste uma certa quantidade de candidatos durante o processo de recrutamento, um ou mais candidatos serão identificados como os mais adequados para a posição durante a seleção.

 

 

A importância do Recrutamento e Seleção

 

O Sebrae pontua que escolher a pessoa certa para ocupar um cargo na empresa é fundamental, pois o grande objetivo é ter colaboradores que farão toda a diferença dentro da organização, independentemente do seu tamanho.

Assim, ter uma boa estratégia de recrutamento e seleção é fundamental para o sucesso de todas as organizações. Quando o processo de Recrutamento e Seleção é pouco eficaz, pode resultar em:

    • perdas de produtividade;
    • turnover;
    • prejuízos na experiência dos clientes da empresa;
    • aumento de custos no médio e longo prazo.

 

 

 

Recrutamento e Seleção online: funciona mesmo?

 

Para responder de maneira direta: com certeza.

Muitas empresas ainda não tinham aderido ao processo de Recrutamento e Seleção online. Mas, com a pandemia, tiveram que repensar suas estratégias de Recursos Humanos.

Existem alguns softwares disponíveis no mercado que permitem realizar os processos de forma online. Possibilitando divulgar as vagas em determinados locais selecionados (ou colocar de maneira geral para um maior alcance) e escolher os currículos de acordo com os perfis desejados.

Alguns destes softwares oferecem uma diversidade de ferramentas, tais como:

    • testes online de habilidades técnicas e/ou cognitivas como, por exemplo, proficiência em outros idiomas ou raciocínio lógico;
    • Filtrar os candidatos por determinadas habilidades;
    • Entrevistas por videoconferência ao vivo;
    • Programação de entrevistas gravadas;
    • Geração de relatórios automáticos para otimizar e qualificar a tomada de decisão.

 

Principais vantagens do Recrutamento e Seleção online

 

Quando o assunto é Recrutamento e Seleção online, há diversas vantagens para as empresas como, por exemplo:

    • Economia: como todo o processo (ou grande parte dele) é feito online, há muita economia, além de softwares específicos para isso que podem ser integrados a grandes plataformas, tais como Google for Jobs, Indeed, Catho, assim como redes sociais como o LinkedIn, otimizando todo o processo com o melhor custo x benefício;
    • Alcance geográfico maior: quando o Recrutamento e Seleção é realizado online, a tendência é que candidatos de outras cidades, estados (e, até países) fiquem interessados em participar, pois sabem que não precisarão fazer investimentos em deslocamentos para participar do processo durante a fase inicial;
    • Agilidade: como o uso de um software especializado, as candidaturas não chegam por e-mail, mas dentro da plataforma, organizados automaticamente através de uma interface amigável. Além disso, há uma maior agilidade, diminuindo o tempo entre a abertura de vaga e a efetivação do candidato como funcionário;
    • Assertividade: alguns softwares utilizam inteligência artificial para analisar centenas de características dos candidatos e, com isso, ranquear de acordo com maior aderência à vaga descrita.

 

 

 

Gostei, queria saber mais sobre softwares de Recrutamento e Seleção online

 

Se você é da área de Recursos Humanos, certamente ficou encantado ou encantada com as inúmeras possibilidades de um software especializado em Recrutamento e Seleção online, não é mesmo?

Dentre as empresas que trabalham com esse serviço, gostamos muito da proposta da Gupy, que é uma startup que foi criada com o objetivo de transformar a maneira como são feitos os processos seletivos no Brasil. Foi a Gupy a primeira empresa a desenvolver inteligência artificial para recrutamento e seleção no Brasil, proporcionando rapidez, agilidade e assertividade para as empresas e candidatos.

 

Leve essa ideia de Recrutamento e Seleção online para a sua empresa. Depois, venha nos contar o resultado.

 

Se você está gostando do nosso conteúdo, que tal continuar se informando conosco? Separamos aqui outros 4 (quatro) posts que, certamente, vão te interessar:

Absenteísmo: o que é e como combatê-lo em minha empresa;

Comunicação assertiva e seus impactos para os negócios;

Habilidades comportamentais e sua importância do atual mercado de trabalho;

Como melhorar o clima organizacional na minha empresa?

 

E para você se manter sempre atualizado e acompanhando as novidades sobre RH e Gestão de Pessoas, continue seguindo o Benefi.