squad o que é

21-09-2021

O que é Squad e quais os seus benefícios

Saiba tudo sobre o método Squad e entenda por que ele aumenta a produtividade nas organizações

 

Você já ouviu falar em Squad?

A palavra que, em inglês, significa “pelotão” é um método de organizar internamente equipes em uma empresa.

Atualmente, o conceito tem crescido em startups e empresas que adotam o modelo ágil e se mostra como uma forte tendência de estrutura organizacional por trazer mais autonomia e agilidade entre as equipes.

 

O que é squad?

SQUAD x TIME TRADICIONALc

 

De modo geral, squads são pequenas equipes multidisciplinares e auto gerenciadas. Geralmente, são formadas por cerca de 10 colaboradores.

O tradicional que encontramos nas organizações é a divisão das equipes por áreas: a equipe de marketing, de desenvolvimento, de vendas e por aí vai.

Sendo assim, o comum é que as equipes assumam diversos projetos ao mesmo tempo.

Quando empresas adotam a metodologia Squad, esse cenário muda: as equipes atuam exclusivamente em prol de um projeto ou objetivo em comum.

 

Como assim, Benefi?

 

Um exemplo prático: um único time ser composto por um programador, um profissional de marketing, um de design e outro de vendas. Esse time atuará apenas em função de um único assunto ou projeto — um ecommerce, por exemplo.

Todo squad é autônomo: cada equipe tem sua missão, responsabilidades e estratégias.

 

De onde veio?

 

Muito provavelmente você conhece o Spotify, serviço de streaming de música e podcast.

Foi o Spotify o responsável por disseminar esse modelo organizacional após publicar um vídeo, em março de 2014, sobre o squad utilizado internamente na empresa.

Entenda sobre o Squad e como ele é aplicado no Spotify:

 

Como funciona uma squad?

 

Você já sabe o que é o método. Entenda como funciona:

Para que as squads sejam postas em prática com sucesso é imprescindível que a comunicação esteja bem alinhada. Ou seja: por mais que as equipes sejam autônomas, é preciso haver uma troca de informações entre elas.

Para isso, existem três fatores quando uma organização adota o Squad: Chapters, Tribes e Guilds.

 

Chapters:

chapter
Conteúdo e montagem: @gestaoquatropontozero

 

Chapters são um grupo de profissionais da mesma especialidade em um setor. Todos os profissionais do setor de desenvolvimento, por exemplo, devem estar alinhados acerca do que acontece em relação a sua área em cada squad.

 

Tribes (tribos):

tribo
Conteúdo e montagem: @gestaoquatropontozero

 

É um conjunto de squads com objetivos parecidos que trocam experiências. Essas squads precisam estar em conexão. Por exemplo, cada squad de uma tribo trabalha em função de um mesmo objetivo maior.

 

Guilds (lideranças de aliança):

liderança
Conteúdo e montagem: @gestaoquatropontozero

 

São um grupo de colaboradores que não são necessariamente da mesma squad, mas trocam experiências e aprendizados entre si.

 

4 benefícios do Squad

 

Grandes empresas como o Google, Facebook e Amazon já começaram a adotar a metodologia Squad.

A intenção é alcançar equipes com pessoas muito mais felizes e, por consequência, uma organização muito mais rentável.

Confira algumas das consequências positivas que o método traz:

 

Mais agilidade

 

A partir de uma equipe descentralizada, as tomadas de decisões acabam sendo mais rápidas, uma vez que não dependem de uma única liderança para acontecerem.

Sendo assim, as entregas acontecem de um jeito muito mais assertivo e rápido.

 

Aumento de produtividade

 

Uma das principais intenções do modelo Squad é inserir cada colaborador em projetos nos quais eles se sintam à vontade.

Sendo assim, a partir da autonomia de cada um, os processos tendem a ter menos conflitos — comparando com o modelo tradicional de estrutura organizacional.

O foco, o alinhamento e o número reduzido de membros em cada equipe contribuem para o aumento de produtividade de cada um — uma vez que isso significa menos reuniões e menos processos burocráticos.

 

Maior integração entre setores

 

Acreditamos que a integração entre os setores seja um benefício enorme, uma vez que ajuda a diminuir possíveis atritos entre os departamentos e estimula o alinhamento das metas.

 

Senso de colaboração maior

 

A interação entre os departamentos aumenta o contato entre pessoas com conhecimentos diferentes.

A rotina em um sistema com squads é diretamente ligada ao amadurecimento profissional de cada integrante, o que fortalece o senso de equipe.

 

Como implementar o Squad?

 

Além de todos os benefícios que listamos anteriormente, adotar a metodologia Squad também é uma forma de desenvolver o senso de intraempreendedorismo entre os colaboradores.

Como qualquer mudança, aderir um novo modelo de gestão não é uma tarefa fácil — e nem sempre é o ideal a fazer dependendo do momento em que a empresa vive.

Implementar o Squad requer muita comunicação e organização entre todas as partes. É preciso que os gestores conheçam o perfil de cada colaborador para poder definir equipes que, de fato, funcionem.

Como o próprio Spotify recomenda, é importante que as squads adotem seus próprios métodos de trabalho. Os mais utilizados são o Scrum e o Kanban.

O Scrum busca pela agilidade, e é ótima para equipes interdisciplinares. Já o Kanban busca pela otimização de atividades sistematizando-as visualmente.

Entenda a diferença entre o Scrum e o Kanban com o vídeo que encontramos:

 

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre o Squad, a maior tendência de estrutura organizacional atualmente. A implementação desse método não é fácil, mas com certeza trará resultados incríveis.

Separamos outros textos que você também pode se interessar:

 

Gestão de pessoas: o que é, quais os pilares e dicas práticas de profissionais

Gestão Por Competências: o que é e boas práticas – Guia Rápido de RH

Exemplos de cultura organizacional para você se inspirar

Gestão horizontal: como funciona e quais grandes empresas já utilizam

O que é cultura organizacional? Guia Rápido de RH

 

E para você seguir atualizado sobre os principais assuntos de RH e Gestão de Pessoas, siga o Benefi no Instagram e continue acompanhando nosso blog.