o que é propósito

03-07-2020

O que é o propósito – respostas para pessoas e empresas

Você sabe o que é propósito? Entenda a definição e os reflexos do conceito no contexto das empresas e de nossa vida pessoal.

 

A motivação em realizar o propósito, ou mesmo encontrar um para a sua vida, tem se mostrado cada vez mais comum em nosso cotidiano.

No contexto pessoal, o propósito é comumente associado a uma redução do stress no trabalho e também ao combate a problemas como depressão e ansiedade.

Já no contexto das empresas, a palavra é associada a motivação, engajamento e felicidade no trabalho.

No texto de hoje vamos explicar o que é o propósito, e quais os seus benefícios para nossa vida pessoal e profissional, assim como para as próprias empresas.

 

O que é propósito

Literalmente, propósito significa uma intenção de fazer ou alcançar algo. Mas, conceitualmente, a palavra pode ser aplicada como a missão de vida de uma pessoa, ou, no caso de uma empresa, de existência.

A seguir vamos explicar como o propósito se encaixa em cada um destes contextos, e o que acontece quando existe um match entre os objetivos da pessoa e do seu empregador.

infografico vantagens do proposito pessoas x empresas

 

O que é ter um propósito de vida

Ao ler a expressão deste jeito, “propósito de vida”, fica muito mais claro de entender o que isso significa: ter uma missão, um objetivo maior, para nossa vida pessoal.

Ter um propósito é algo que faz alguém se sentir completo, realizado, motivado e ter mais resiliência para alcançar seus sonhos e objetivos mais íntimos.

Porém, é importante entender que um propósito de vida não é o mesmo que uma meta ou sonho pessoal (por maior que isso seja). O propósito é sempre coletivo, as metas/sonhos podem ser individuais.

Por exemplo: ajudar pessoas a alcançarem estabilidade financeira, é um propósito de vida; Alcançar a sua própria estabilidade financeira, ou mesmo “ficar milionário”, é uma meta pessoal. Este sonho até pode te ajudar a colocar o seu propósito em prática, pode ser inclusive uma milestone rumo ao seu propósito maior. Mas, em suma, estamos falando de duas coisas diferentes.

O interessante, neste caso, é saber que o propósito não necessariamente é algo que você alcance no seu tempo livre, como um hobbie, ou trabalho voluntário. O propósito pode sim, e até é melhor que esteja, relacionado à sua atividade profissional.

Vamos falar sobre isso logo adiante.

 

Porque empresas também podem (ou devem) ter um propósito

No contexto empresarial, o propósito pode ser igualmente importante. E os motivos são vários.

Começa desde a concepção da empresa. Quando um indivíduo tem uma ideia de negócio, e ela está de certa forma vinculada ao seu propósito pessoal, naturalmente, existe uma motivação a mais para fazer este negócio dar certo. Não estamos dizendo que isso é uma garantia de sucesso, existem inúmeros outros fatores para isso acontecer, mas influencia sim na resiliência e engajamento do empresário.

Além disso, empresas que atuam com propósito e deixam isso claro para o mercado, ganham um poderoso aliado no marketing. Sua mensagem fica mais clara, e facilita a empatia de possíveis clientes que possuem princípios semelhantes.

Mas talvez, a grande vantagem de encontrar o propósito da sua empresa (isso não necessariamente nasce com ela, pode ser descoberto ao longo da jornada), acontece a partir do que vamos explicar no próximo tópico: quando existe um alinhamento de propósito entre a empresa e seus colaboradores.

 

A importância de ter o propósito de empresas e colaboradores alinhados

Boa parte dos desafios na gestão de pessoas e no RH, residem na motivação, engajamento, atração e retenção de talentos.
Tudo isso é influenciado diretamente, de uma maneira extremamente positiva, quando uma empresa possui um propósito claro e evidente, e busca colaboradores que se encaixam neste perfil.

Pessoas que veem no seu trabalho um meio de viabilizar, ou pelo menos contribuir com o seu propósito pessoal, se mostram mais resilientes, satisfeitas e engajadas.

Pessoas certas no lugar certo performam mais e melhor, se sentem acolhidas, e tem mais chances de ser feliz (recomendamos este artigo falando sobre o assunto). O que contribui diretamente para a redução de índices como o turnover e até mesmo para os resultados de uma empresa.

Quer possibilitar que seus colaboradores tenham mais motivos para ser feliz no trabalho? Então que tal ler nosso artigo sobre “Por que se preocupar Qualidade de Vida no Trabalho?”.

Acesse o Benefi e encontre os melhores conteúdos sobre RH e Gestão de Pessoas.