rh o que é networking

28-08-2021

O que é networking e como o RH pode incentivá-lo nas empresas

Entenda o que é networking, como funciona, quais são os seus benefícios e como o RH pode estimular esta rede de contatos

 

Certamente você já ouviu falar de networking. Sua origem é da língua inglesa e é a junção de duas palavras: net, que significa rede; e work (working), que significa trabalho.

Assim, em uma tradução livre, networking pode ser entendido como rede de contatos profissionais ou rede profissional.

Para esclarecer vários pontos, no post de hoje vamos entender o que é networking, como funciona, quais são os seus benefícios e ver como o RH pode estimular esta rede de contatos.

Gostou?! Vamos lá, então!

 

Afinal, o que é Networking?

 

Cada vez mais ouvimos falar sobre networking, mesmo para aquelas pessoas que não são da área de RH (Recursos Humanos). Mas você realmente sabe o significado deste conceito?

Networking nada mais é do que a habilidade de fazer e manter contatos profissionais sólidos e que são benéficos tanto para você quanto para os outros. Ou seja, é preciso ser uma via dupla.

Além disso, um networking ativo e eficiente pode aumentar consideravelmente as chances de uma boa colocação no mercado, bem como a realização de novos projetos e o surgimento de oportunidade de negócios.

 

Mas para que serve esta rede de contatos?

 

Muita gente pensa, erroneamente, que o networking apenas serve para quando uma pessoa está procurando emprego ou quer uma recolocação profissional. Nada disso.

A SBCoaching lembra que as pessoas não vão a lugar nenhum sozinhas. Assim, a partir dessa rede de contatos é possível chegar mais longe na carreira, atingindo alguns objetivos.

Assim, o networking pode ser resumido como um grande facilitador na obtenção de resultados profissionais e empresariais. Por isso, construir uma boa rede de contatos, sem dúvidas, pode ser um diferencial competitivo em um mercado no qual as indicações podem ter grandes impactos.

 

Networking entre funcionários: como o RH pode estimular esta estratégia?

 

A Audaz Tecnologia explica que, apesar de muita gente desconhecer, é possível sim estimular o networking entre funcionários da mesma empresa.

O networking entre funcionários trata da relação de contatos dos colaboradores, que pode e deve ser utilizada para propagar informações importantes da organização no mercado para desenvolver a produção.

Além disso, o networking entre funcionários é tão importante e necessário que o RH pode expor essa informação desde o momento da contratação. Por exemplo, investir em treinamento sobre como utilizar os diversos canais de contatos pode fazer toda diferença para a empresa e para os colaboradores.

O desenvolvimento desta rede de contatos é importante tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Por quê? Porque um grupo de trabalho que se relaciona com frequência tem um comportamento diferenciado na instituição. O relacionamento é alinhado de forma muito próxima uns dos outros e torna o ambiente muito mais harmônico.

 

Exemplo

 

Por exemplo, a carona compartilhada entre colegas de trabalho é uma oportunidade para a troca de ideias e de contatos, que amplia e fortalece o networking.

 

Benefícios de desenvolver o seu networking

 

Fazer este trabalho em rede e cultivar relacionamentos pode trazer diversas vantagens. Por exemplo:

 

Fortalecimento das relações

 

Networking é sobre a formação de confiança e ajudar uns aos outros em direção a metas. Desta forma, envolver-se com seus contatos e encontrar oportunidades para ajudá-los gera o fortalecimento do relacionamento.

 

Ideias e novidades

 

Essa rede pode ser uma excelente fonte de novas perspectivas e ideias para ajudá-lo em sua função e nas suas atividades. A troca de informações sobre os desafios, experiências e objetivos é um dos principais benefícios do networking.

 

Quem não é visto, não é lembrado

 

Ser visível e ser notado é um dos grandes benefícios do networking. E, acredite: isso é essencial na construção de carreira. Participar regularmente de eventos sociais e profissionais vai ajudar a se tornar um rosto conhecido e, melhor, será lembrado.

 

Acesso a oportunidades

 

Expandir, ampliar e manter os seus contatos pode abrir portas para novas oportunidades de negócios, progressão na carreira, crescimento pessoal, ou, simplesmente, novos conhecimentos.

 

Informação é poder

 

A rede de relacionamentos pode ser uma grande oportunidade para a troca de conhecimento de melhores práticas, aprender sobre as técnicas de negócios de seus pares e ficar a par dos últimos acontecimentos do setor no qual você atua.

 

Como começar a criar o seu networking hoje mesmo

 

Selecionamos algumas dicas práticas para começar a criar e ampliar o networking hoje mesmo. Vamos lá?

 

Ative os seus contatos

 

Sejam contatos novos ou antigos, um bom começo é organizá-los em uma lista.

Por exemplo, você pode retomar os contatos aos poucos, de acordo com a receptividade encontrada.

 

Tenha interesse no outro

 

Lembre-se que networking é uma via de mão dupla. Por isso, em cada oportunidade, demonstre empatia e preste atenção no que a outra pessoa fala ou precisa.

 

Use o LinkedIn

 

O LinkedIn é, atualmente, a maior rede profissional do mundo, contando com mais de 645 milhões de usuários. A empresa foi criada justamente com o objetivo de conectar profissionais e ultrapassar barreiras físicas.

Por isso, uma forma de intensificar o seu networking com a ajuda do LinkedIn é usar esta rede de maneira ativa.

 

Seja prestativo

 

Ninguém gosta daquela pessoa que não compartilha nada do que sabe com os outros. Por isso, seja quem ajuda o outro e demonstra preocupação em ser uma pessoa genuinamente prestativa.

Agora que você já sabe mais sobre o que é networking, que tal continuar se informando com a gente?

Separamos aqui outros posts que, certamente, vão te interessar:

 

Comunicação assertiva e seu impacto para os negócios

LinkedIn para empresas

Exame Admissional

Contrato de experiência: quais são as principais regras que uma empresa precisa saber?

Comunicação não-violenta nas empresas: uma ideia viável?

 

E para você se manter sempre atualizado e acompanhando as novidades sobre RH e Gestão de Pessoas, continue seguindo o Benefi.