festa de final de ano na empresa online

05-12-2020

Festa de final de ano na empresa: online ou presencial? O que fazer na pandemia

Festa de Final de Ano em tempos de pandemia: online ou presencial? Dicas para sua empresa motivar funcionários sem colocar a saúde em risco.

 

 

Em um ano maluco como o de 2020, em meio a tantas preocupações emergenciais necessárias, as “festinhas” de final de ano ocupavam as últimas colocações nas listas de prioridades das empresas.

Mas, verdade seja dita, depois de (literalmente) sobreviver a um ano como este, mais do que merecer, precisamos de um brinde, de um motivo para celebrar.

Não é mesmo?

A grande questão aqui é como?

É sobre isso que vamos falar no post de hoje. Reunimos dicas e ideias sobre o que fazer em relação às celebrações na sua empresa em tempos de pandemia.

Vamos lá?

 

 

 

Celebrar ou não celebrar, eis a questão!

 

Este é um dos pontos mais polêmicos de toda essa história. E ainda nem estamos falando da questão da saúde.

Afinal, se normalmente o cenário de cada empresa varia e muito, agora isso é ainda mais visível.

Alguns setores foram mais prejudicados do que outros, e precisaram realizar um ano de contenções, corte de custos, e uma festa de final de ano com certeza está entre as menores necessidades. Principalmente nos moldes que se fazia anteriormente.

Ao mesmo tempo, para algumas empresas e mercados, se adaptar foi muito mais fácil. Conseguindo assim “sobrevier” com menos sacrifícios, ou até mesmo crescer.

O que estamos querendo dizer aqui é que, ao escrever este post, precisamos pensar em duas pessoas:

 

  • aquela que está com a cabeça cheia de preocupações, e pensa em arrumar a solução mais simples possível;
  • e a que quer comemorar os resultados alcançados.

 

Em ambos os casos, acreditamos que é necessário um exercício de empatia tanto pela visão dos empresários e gestores quanto dos funcionários.

No primeiro caso, é importante entender que o mínimo de reconhecimento pode fazer toda a diferença em momentos como estes. Até porque, todos sofremos juntos.

No segundo, nada mais natural do que saber que este não é o momento de esbanjar, oferecer super brindes e, muito menos, uma super festa lotada de pessoas bebendo e dançando até o chão.

 

 

 

Como fazer: online ou presencial?

 

Hoje em dia tudo muda muito rápido.

Talvez algumas semanas atrás a gente estaria pensando em algumas dicas para empresas que querem fazer uma celebração menor e com todo cuidado. Mas, com uma nova onda chegando, vamos concentrar nossas ideias em uma festa remota.

Em todo caso, vamos listar dois pontos importantes:

 

  • Caso você queira fazer uma pequena celebração (pense bem se é necessário), algumas casas de festa estão aceitando pacotes com números menores de convidados, e se adaptaram a todas as novas regras, cuidados e regulamentações. Talvez seja mais seguro fazer isso do que aglomerar pessoas no escritório, por exemplo.
  • Em setores onde o trabalho remoto é inviável, talvez o pessoal organize algum brinde ou pequena celebração no final do expediente. Nestes casos, tenha sempre em mente: cuidado com a higienização para distribuir comes e bebes, mantenha a distância, use máscara sempre que possível e tenha álcool gel sempre ao alcance.

 

Dito isto, seguimos para as dicas principais do post!

 

 

 

7 dicas para fazer sua festa de final de ano online:

 

1 – Defina um orçamento

Mesmo que a festa seja online, isso vai acabar custando alguma coisa. Com o orçamento definido, você sabe o quanto pode fazer para agradar o time, e quais das nossas próximas dicas vai querer seguir.

 

 

2 – Defina quantas pessoas vão participar

Vai ser uma reunião para cada time? Vai ser todo mundo junto? Vai chamar algum parceiro? É importante calcular isso para decidir a melhor plataforma de videoconferência.

Neste post você encontra o limite de cada uma.

 

 

3 – Formato e descontração

Qual vai ser o formato da sua festa de final de ano? Vão ter palestras? Cada time vai ter espaço para falar um pouco? Ou vão tentar apenas fazer uma bagunça organizada cada um na sua casa?

Quanto mais você pensar no assunto, mais ideias vão vir. Quem sabe role até um show remoto!

 

 

4 – Convite

O convite é importante. Ajuda a formalizar, faz o pessoal se preparar e reforça a ideia de que é algo especial, não apenas uma reunião descontraída.

É bom reforçar que não estamos falando do convite de reunião, que você gera a partir da agenda. Estamos falando de um email formal, se possível, com design e tudo.

 

 

5 – Look e Decoração

Que tal incentivar o pessoal a adotar um look especial? Pode ser com o tema “gala”, festa a fantasia, enfim. Se tiver espaço no orçamento, pode até enviar algum item decorativo, como aquelas plaquinhas e acessórios de festa.

 

 

6 – Envio de kits para os colaboradores

Esta ideia pode sair bem cara, pois envolve custo de entrega.

Mas que tal orçar a possibilidade de enviar algo para os colaboradores? Pode ser um kit com comida e algum presente, ou brinde. Para facilitar, pode organizar algum ponto de coleta, ou algo do tipo.

 

 

7 – Prêmios/Sorteios

Muitas empresas fazem sorteios em suas festas. Falando mais especificamente sobre 2020, o sorteio pode ser uma alternativa no lugar da festa. Por exemplo: “já que não vamos ter festa este ano, vamos sortear este(s) super presente(s)”… isso pode até colaborar para deixar sua festa online mais animada.

 

 

Gostou das nossas dicas?

Acesse o Benefi e encontre conteúdos semanais sobre RH e gestão de pessoas.