cultura organizacional exemplos

08-03-2021

Exemplos de cultura organizacional para você se inspirar

Entenda o que é cultura organizacional e veja quatro exemplos de empresas que fazem a diferença

 

Sabemos que trabalhar com pessoas é um desafio diário, principalmente devido às diferenças de personalidades, objetivos, vivências, dentre outras variáveis.

E como integrar todas essas diferenças em prol dos objetivos de uma empresa?

É isso que uma cultura organizacional forte faz: deixa claro seus valores para que seus colaboradores se identifiquem com eles e, mais: consigam materializá-los na prática e no dia a dia da organização, seja em relação aos clientes como entre os próprios colegas de trabalho.

Por isso, no post de hoje vamos entender mais o que é cultura organizacional, as suas características e quatro exemplos de cultura organizacional de empresas.

Gostou? Vamos lá, então.

 

 

 

Afinal, o que é cultura organizacional?

 

Antes de trazermos exemplos de cultura organizacional, precisamos saber: você sabe realmente o que é cultura organizacional?

A cultura organizacional também é conhecida como cultura empresarial ou cultura corporativa.

É a cultura de uma organização que define como a empresa conduz os seus negócios e em como trata seus clientes e parceiros.

O Sebrae explica que a cultura organizacional é responsável por reunir:

  • Hábitos;
  • Comportamentos;
  • Crenças;
  • Valores éticos e morais;
  • Além das políticas internas e externas de uma empresa.

 

 

 

Elementos da cultura organizacional

 

A cultura organizacional envolve alguns elementos, tais como:

  • Crenças da empresa: são definidas a partir da convivência das pessoas em grupo;
  • Valores organizacionais: considerando o peso que cada item (crença) tem dentro da organização;
  • Costumes a serem exercidos: considerando que eles são a materialização dos valores e crenças;
  • Rituais e atividades: são desenvolvidas visando o aperfeiçoamento;
  • Cerimônias realizadas: formal e informalmente, pelos membros da empresa como, por exemplo, os eventos corporativos.

 

Um dos grandes desafios é que a cultura organizacional seja colocada em prática, no cotidiano de todos e não fique apenas em documentos institucionais.

Além disso, é importante lembrar que a cultura organizacional não é estática. Assim como as pessoas, ela se transforma e se aperfeiçoa, seja de acordo com um planejamento da própria empresa ou devido às exigências do consumidor ou do mercado.

 

 

 

Inspiração: exemplos de cultura organizacional

 

Quer ver exemplos de cultura organizacional? Separamos aqui quatro empresas que acreditam na importância de uma cultura organizacional forte.

 

 

Natura

 

A Natura é um exemplo de empresa com um propósito bem claro e definido: o bem-estar. Ela promove o bem-estar em diversas esferas distintas, tais como:

  • Funcionários;
  • Consumidores;
  • Meio ambiente
  • Sociedade.

 

A Natura acredita que uma marca de beleza pode criar produtos que tem a ética como ingrediente principal e uma rede de pessoas unidas em um só propósito: deixar o mundo mais bonito.

Além disso, a Natura também é um exemplo de people first, ou seja, coloca as pessoas em primeiro lugar e isso significa seus colaboradores. O que isso gera? Satisfação entre seus funcionários e sentimento de valorização.

É ou não é uma cultura organizacional bem forte?

 

 

Magazine Luiza

 

A Magazine Luiza é outra empresa brasileira que tem uma cultura organizacional bem forte.

Criada há mais de 60 anos, mesmo com tanta expansão, mantém alguns traços da sua essência.

A empresa se define como “gente que gosta de gente, temos mão na massa, somos simples e inovadores, colocamos sempre o cliente em primeiro lugar e, aqui, todos os funcionários têm atitude de dono”.

Além disso, a cultura organizacional da Magazine Luiza está centrada na valorização dos colaboradores e no respeito aos clientes, através da valorização de pessoas.

 

 

Nubank

 

O Nubank é uma fintech brasileira que inovou o setor bancário brasileiro. O seu grande foco é desburocratizar os seus processos, focando na satisfação do cliente.

Uma das suas co-fundadoras, Cristina Junqueira, cita a Disney como a grande inspiração em focar tanto no atendimento de excelência.

Além disso, o Nubank acredita que a cultura de uma empresa é como uma cola que une todos os diferentes times. É ela que garante que todos estejam alinhados e saibam como agir para atingir um único objetivo em comum.

Por isso, a empresa se preocupa tanto em que os colaboradores estejam aderentes à essa cultura de maneira genuína.

Além disso, outro diferencial do Nubank em relação à sua cultura organizacional é que todos que trabalham na empresa podem questionar decisões se acreditarem que elas não são boas para o cliente. Isso acontece na prática, pois eles têm uma cultura que incentiva e motiva as pessoas a agirem dessa forma (é aquilo que é chamado de “mentalidade de dono”).

 

 

Netflix

 

A Netflix também é um dos grandes exemplos de cultura organizacional forte. Uma das chaves para esse sucesso é o alinhamento com os valores da empresa.

A Netflix esforça-se para colocar em prática uma série de valores e habilidades para se atingir o máximo do potencial de produtividade de seus colaboradores.

Por exemplo, para conseguir esse alto rendimento, a Netflix não se preocupa com números de horas trabalhadas. A empresa mede o desempenho por meio da capacidade de se alcançar grandes resultados.

Isso faz com que seus colaboradores saibam agir em seus cargos, buscando sempre desenvolver sua criatividade, autodisciplina e responsabilidade.

 

 

Gostou de conhecer mais exemplos de cultura organizacional? Espero que a ente tenha conseguido te inspirar a levar essas práticas para a empresa na qual você faz parte.

E se você está gostando do nosso conteúdo, que tal continuar se informando conosco? Separamos aqui outros 5 posts que, certamente, vão te interessar:

 

Cultura organizacional e trabalho remoto

9 softwares de gestão que facilitam o trabalho do RH

Diversidade e inclusão nas empresas: uma nova demanda do RH

Como melhorar o clima organizacional na minha empresa?

O que é empowerment e quais são os seus benefícios para as empresas

 

E para você se manter sempre atualizado e acompanhando as novidades sobre RH e Gestão de Pessoas, continue seguindo o Benefi.