endomarketing importância

25-06-2021

Qual é a importância do endomarketing para as organizações?

Entenda o que é endomarketing e como é importante adotar esta estratégia para potencializar os resultados de uma organização.

 

As organizações investem em muitas estratégias e ações de marketing. Porém, você sabe o que é Endomarketing e como o RH pode adotar esta estratégia?

No post de hoje vamos entender o que é endomarketing e como é importante adotar esta estratégia para potencializar os resultados de uma organização.

Gostou?! Vamos lá, então!

 

O que é endomarketing?

 

Endomarketing, como revela o próprio nome, é o marketing interno, realizado dentro das organizações. Ou seja, é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa.

E qual é o seu grande objetivo? Ele visa melhorar imagem da organização entre os seus próprios colaboradores.

Desta forma, uma boa estratégia e ações bem planejadas e implementadas de Endomarketing geram resultados importantes, tais como uma equipe motivada, além de redução do turnover (taxa de rotatividade dos colaboradores).

 

E como surgiu o termo endomarketing?

 

Philip Kotler já abordava este assunto, e o chamava de marketing interno das organizações.

Porém, foi o brasileiro Saul Bekin quem criou e difundiu o termo Endomarketing. Para ele, o objetivo de qualquer empresa é desenvolver um produto ou serviço que esteja de acordo com a necessidade e a expectativa do consumidor.

E, para que isso seja alcançado, é necessário que os colaboradores estejam alinhados e integrados com tais objetivos e propósito.

Assim, de acordo com Bekin, o Endomarketing é elo de comunicação entre os funcionários de uma empresa. Por isso, é tão importante a integração entre o Marketing e o Endomarketing: enquanto o Marketing atrai clientes e consumidores, o Endomarketing se preocupa em atrair e reter colaboradores engajados e multiplicadores da marca.

 

Comunicação interna e endomarketing: qual é a relação?

 

Uma confusão muito comum é entre Endomarketing e Comunicação interna: será que são a mesma coisa? Vamos entender um pouco mais.

Na verdade, o Endomarketing e a Comunicação Interna são coisas distintas que, obviamente, precisam estar integradas e em sintonia.

O Endomarketing tem um foco mais “motivacional” para os colaboradores, fazendo com que eles entendam qual é o propósito da organização e vejam a importância do seu papel para que ele seja alcançado. Como vimos, provoca um sentimento verdadeiro de “time” e de pertencimento.

Já a comunicação interna refere-se às estratégias definidas pela organização para que haja uma padronização e fluidez na comunicação dentro da organização e com os colaboradores.

 

Por que é importante minha empresa ter uma boa estratégia de Endomarketing?

 

Vamos conhecer algumas razões para adotar ações de Endomarketing em uma empresa?

 

Motivação

 

O Portal Administradores explica que a automotivação influencia na busca de bons resultados, além de ser indispensável a todos profissionais.

Mas a motivação empresarial também é fundamental, sendo que influencia na disposição no trabalho e no cumprimento das tarefas. Quanto mais motivado o colaborador estiver, mais resultados ele apresentará.

Portanto, a automotivação e a motivação devem andar juntas, em busca de crescimento, desenvolvimento e qualidade de ambas as partes, empresa e empregado.

E o Endomarketing contribui para a motivação dos colaboradores, pois proporciona um ambiente inspirador, que demonstra preocupação com seus colaboradores.

 

Produtividade

 

Já sabemos que motivação influencia, positivamente, a produtividade. Quando um indivíduo está satisfeito com o seu trabalho, é muito mais fácil ser proativo, além de entregar bons resultados.

As ações de endomarketing também auxiliam os colaboradores a conhecer as motivações da empresa, seus objetivos e metas, sua missão e seus valores.

Com isso, é mais fácil fazer com que os colaboradores caminhem na mesma direção, tornando-se assim mais produtivos.

 

Retenção de talentos

 

Manter uma equipe altamente motivada e qualificada certamente trará bons frutos pata uma organização.

Porém, como pontua novamente o Opinionbox, é preciso ter em mente que esse tipo de profissional é o mais procurado e requisitado pelo mercado também. Se uma organização não valoriza o seu colaborador, corre-se um risco muito grande que os melhores profissionais procurem oportunidades mais atraentes.

 

Clima organizacional

 

Sabemos que clima organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores têm da organização, em relação à cultura e os valores da empresa (através de suas práticas, políticas, estrutura, processos ou sistemas) e como eles reagem a essas variáveis.

Assim, essa percepção pode ser positiva ou negativa, dependendo muito da interpretação individual de cada um dos colaboradores em relação a algumas variáveis da organização. Outro ponto fundamental é que esta percepção acerca do clima organizacional influencia, diretamente, a motivação da equipe.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos São Paulo (ABRH-SP) pontua que o clima organizacional é de suma importância para as organizações hoje em dia, pois envolve o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa.

E como ações de Endomarketing influenciam o clima organizacional? Elas contribuem para tornar o ambiente e o clima entre as pessoas e times mais agradáveis, gerando um ambiente saudável e inspirador.

 

Como começar a aplicar o Endomarketing na empresa?

 

Vamos ver algumas sugestões para implementar ações de Endomarketing em uma empresa?

 

Pesquisas com os colaboradores

 

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de clima organizacional com os colaboradores.

 

Eventos para o público interno

 

Palestras, workshops e outros eventos motivacionais voltados para o público interno costumam trazer excelentes resultados.

 

Ações de integração

 

Esse tipo de ação serve tanto para integrar os colaboradores com a empresa, como entre eles próprios. São ações que aproximam e fortalecem o espírito de equipe.

 

Alguns exemplos:

  • Happy hour;
  • Almoço;
  • comemoração dos aniversariantes do mês.

 

Fortalecimento dos propósitos institucionais

 

Vídeos institucionais: a história da empresa precisa ser contata e difundida. A criação de vídeos instituições pode ser uma boa ação.

Agora que você já sabe sobre a importância do Endomarketing para as organizações, que tal continuar se informando com a gente? Separamos aqui outros 4 (quatro) posts que, certamente, vão te interessar:

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