consultorias de rh

13-08-2020

Consultorias de RH: saiba quando e porque contratar

Você sabe o que faz uma consultoria de RH? Entenda a importância deste tipo de empresa e saiba quando é a hora de contratar.

 

 

É como se fosse uma profecia.

“A cada manhã, quando o sol nasce, surge com ele uma nova empresa oferecendo alguma solução milagrosa para o mercado.”

E, como nosso cenário está cada vez mais competitivo, nós nos pegamos vulneráveis a estes novos serviços.

Note: muitos deles são realmente efetivos.

Mas optamos por começar o texto com certa ironia, pois alguns gestores, mirando o crescimento, acabam deixando de lado a importância do seu maior ativo, ou, pelo menos, a maior fonte de hacks e metas batidas: os colaboradores.

E é aí que entram as Consultorias de RH.

No post de hoje, vamos explicar as soluções oferecidas pelas Consultorias de RH, quais suas segmentações, e quando e porque contratar uma.

Vamos lá?

 

 


O que é uma Consultoria de RH

 

Antes de explicar o que é uma consultoria de RH, talvez seja interessante refletir sobre o papel deste setor em uma empresa.

Antigamente, o RH era aquele departamento responsável pelas contratações, demissões, e toda a burocracia que “afastavam” o interesse na área.

Hoje, boa parcela das atuações continuam nestas rotinas. Porém, com o aumento da competitividade dos mercados, isso ganhou nova relevância.

Em um processo seletivo, por exemplo, existe a necessidade de encontrar e atrair os melhores talentos. E, por “melhores”, entenda um candidato que tenha um bom/excelente potencial técnico e que ao mesmo tempo esteja alinhado com a cultura da empresa e perfil desejado para a vaga.

Há também a preocupação em desenvolver e reter talentos, para que estes alcancem resultados cada vez melhores e permaneçam por mais tempo no time, reduzindo todos os custos provenientes de um alto índice de turnover.

A resolução de conflitos também está presente. Mas não apenas em resolver um problema pontual, mas sim em encontrar a sua raiz.

Ao mesmo passo, há uma preocupação direta com os líderes e gestores da empresa, tanto no que diz respeito ao seu relacionamento com a equipe, mas também com suas decisões de gestão.

Neste sentido, uma consultoria de RH é uma empresa especializada em soluções para as diferentes demandas e rotinas de desenvolvimento e gestão de recursos humanos.

 

 

 

Que problemas elas resolvem (ou: que soluções oferecem):

 

 


Qual o papel de uma consultoria de RH (áreas de atuação)

 

Como você viu, uma consultoria de RH pode fazer várias coisas.

Portanto, é importante que você tenha ideia do problema que quer resolver ou qual solução/estratégia quer implementar, antes de decidir qual empresa contratar.

Aqui vamos apontar e explicar alguns tipos de serviços oferecidos por consultorias de RH.

 

 

Recrutamento

Algumas empresas de RH atuam com foco no recrutamento. Como falamos anteriormente, isso é mais complexo do que muita gente imagina.

Envolve o uso de ferramentas para agilizar (e digitalizar) o processo seletivo, avaliação e triagem de candidatos, comparações, planejamento do processo (para entender qual o perfil ideal de candidato a ser buscado), divulgação da vaga, entre outras soluções.

 

 

Clima organizacional

O clima organizacional nada mais é do que a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de uma empresa.

Neste sentido, a atuação das consultorias está na análise e pesquisa de clima, identificando fatores que podem influenciar em questões como engajamento, motivação, conflitos, índice de felicidade e até mesmo desempenho.

Caso seja identificado algum problema em relação ao clima organizacional, é avaliado o que se esconde por trás disso, para que sejam estipuladas estratégias efetivas de combate.

 

 

Mapeamento de Competências

O mapeamento das competências comportamentais é extremamente útil para aumentar a assertividade nos processos seletivos e também para o desenvolvimento dos colaboradores atuais.

Com o uso de softwares de análise, as consultorias de RH conseguem identificar o perfil comportamental ideal, de acordo com a cultura da empresa e seus diferentes cargos e departamentos.

Ao mesmo tempo, com a aplicação de testes de perfil comportamental, é possível avaliar candidatos com mais precisão e também mapear quais colaboradores podem/devem passar por algum tipo de treinamento.

 

 

Automatizações

Historicamente, o RH resolve uma série de burocracias dentro de uma empresa.

Recentemente, com os avanços da tecnologia, algumas empresas e consultorias vem criando soluções de automatização para que a tal burocracia seja uma parte menos difícil no trabalho dos responsáveis pelo setor.

O que pode envolver pagamentos, benefícios, reembolsos, processo seletivo, entre outros.

 

 

Desenvolvimento de talentos

Talvez esta seja a atuação mais clássica (e cada vez mais relevante) entre as consultorias de RH.

Treinamentos, sessões de coach, palestras, e toda e qualquer iniciativa que visa melhorar o desempenho dos colaboradores de uma empresa.

Neste sentido, o trabalho da consultoria envolve a avaliação dos colaboradores, assim como o planejamento e execução das estratégias de desenvolvimento.

 

 


Como atuam as consultorias de RH

 

A atuação de uma consultoria de RH varia conforme sua especialização e produtos/serviços oferecidos.

Porém, uma avaliação profunda da empresa contratante normalmente faz parte da rotina das consultorias.

O objetivo é analisar internamente o que está acontecendo, e, com uma visão externa, identificar problemas e oferecer soluções.

Outra característica marcante é a presença cada vez mais constante da tecnologia, trazendo a análise de dados como fator decisório e influente em suas estratégias.

 

 

 


10 dicas de Consultorias e Startups de RH

O mercado está recheado de consultorias de RH.

Na sua cidade ou região, com certeza existe alguém que pode te ajudar em suas dores de gestão e no departamento de pessoas.

Ao mesmo tempo, as famosas Startups chegaram com tudo no campo dos recursos humanos. E, com elas, surgem novas aplicações tecnológicas que facilitam a vida de gestores, recrutadores e todos os membros do seu time de RH.

Abaixo, listamos 10 consultorias e startups que trabalham em nível nacional, com soluções para questões dentro do que apresentamos anteriormente, como automatizações, análise de perfil e recrutamento.

Vamos à lista?

 

Kenoby

O que é: software de recrutamento e seleção

O que faz: a startup apresenta uma série de soluções para agilizar, digitalizar e otimizar os processos de recrutamento e seleção. Por exemplo: solicitação de novas vagas, divulgação, testes, agendamento de entrevistas e dinâmicas em massa, triagem de candidatos, integrações com outras plataformas, entre outros.

Site: https://kenoby.com/

 

 

Gupy

O que é: software de recrutamento e seleção

O que faz: utiliza inteligência artificial para encontrar candidatos com um maior fit com as vagas, estrutura as etapas tanto online quanto offline do processo seletivo, oferece um banco com currículos e histórico de integrações e simplifica os processos de admissões.

Site: https://www.gupy.io/

 

 

Grou

O que é: consultoria de RH – viabiliza o People Analytics dentro das empresas

O que faz: oferece ferramentas e soluções tecnológicas para que empresas consigam aplicar com eficiência o conceito de People Analytics (análise de dados dentro do RH) em suas rotinas, melhorar o desempenho dos seus colaboradores e aumentar a assertividade nas contratações. Entre as soluções oferecidas estão os famosos testes de perfil comportamental e de resiliência, ferramentas de avaliação de gestores, além de cursos e treinamentos.

Site: https://grougp.com.br/

 

 

Xerpa

O que é: software que permite que colaboradores adiantarem o salário

O que faz: o software permite que colaboradores adiantem parte do salário do mês, de acordo com os dias já trabalhados, para que consigam resolver emergências, obter descontos, quitar dívidas e evitar juros.

Site: https://www.xerpa.com.br/

 

 

Vulpi

O que é: plataforma que ajuda empresas a contratarem profissionais de TI

O que faz: utiliza inteligência artificial para fazer uma triagem efetiva e encontrar programadores que se enquadram no perfil da vaga e da empresa. A plataforma conta com um banco com mais de 50mil desenvolvedores. Oferece planos de contratação contínua e on demand, com garantia de satisfação.

Site: https://vulpi.com.br/

 

 

Software Avaliação

O que é: software de avaliação de desempenho dos colaboradores

O que faz: mensura o desempenho e competências de colaboradores, gera relatórios e rankings que facilitam as decisões de gestão.

Site: https://www.softwareavaliacao.com.br/

 

 

Metadados

O que é: Sistema de RH

O que faz: integra e agiliza diversas rotinas no departamento de rh, oferecendo soluções para gestão, folha de pagamento, acesso à informação (benefícios, recibos, etc), recrutamento, gestão de cargos e salários, avaliação de desempenho, entre outros.

Site: https://www.metadados.com.br/

 

 

Etalent

O que é: consultoria que oferece soluções online para a gestão do comportamento

O que faz: oferece diversas soluções tecnológicas e de treinamento, focadas na gestão comportamento. Entre as soluções oferecidas estão sua plataforma de gestão comportamental (com soluções para o recrutamento e quadro atual), desenvolvimento de talentos, treinamentos, academia de vendas, consultoria de resultados, entre outros.

Site: https://etalent.com.br/

 

 

Impulse

O que é: consultoria de RH focada na capacitação de colaboradores, retenção de talentos, cultura organizacional e gestão do conhecimento

O que faz: em sua plataforma, a empresa oferece soluções para diversas dores de um departamento de RH, tais como gestão de treinamento para colaboradores, avaliação de clima organizacional, gestão de metas e de competências, treinamento para clientes e parceiros, entre outras.

Site: https://impulse.net.br

 

 

Pin People

O que é: software de Employee Experience

O que faz: ferramenta de pesquisas para mensurar e melhorar a experiência do colaborador em toda sua trajetória na empresa, desde a contratação até o desligamento. O software permite que o RH e os gestores criem uma “trilha” para os colaboradores, automatizando que tipo de conteúdos, pesquisas e treinamentos eles devem receber ao longo de sua experiência.

Site: https://www.pinpeople.com.br

 

 

 


Quando contratar uma consultoria de RH

 

O serviço de uma consultoria de RH é muito associado à resolução de problemas.

De certa forma, é até difícil descrevê-las sem utilizar o termo.

Porém, como tudo na vida, seus efeitos serão mais poderosos quando utilizados de maneira preventiva.

Por exemplo: você não precisa ter um índice de turnover altíssimo para decidir investir em um processo seletivo tecnológico, automatizado e estratégico.

Ao mesmo tempo, não é necessário encontrar um problema de desempenho para buscar o desenvolvimento interno.

O trabalho das consultorias de RH não apresenta benefícios intangíveis ou subjetivos. Bem pelo contrário, afetam diretamente nos números, resultados e indicadores de desempenho.

Neste sentido, não existe um momento ideal.

Quando algum problema acontece, ou quando há um aumento significativo no quadro de funcionários, a presença de uma consultoria é quase inevitável.

Porém, a resposta mais exata seria: quanto antes, melhor 🙂

 

Gostou do nosso texto? Entendeu tudo sobre as consultorias de RH?

Então que tal ler nosso artigo sobre Retenção de Talentos?

Acesse o Benefi e encontre os melhores conteúdos sobre RH e Gestão de Pessoas.