Como fazer uma entrevista de emprego

25-04-2021

Como fazer uma entrevista de emprego: dicas para o RH

Entenda o que é um processo seletivo, suas principais fases e veja dicas práticas de como fazer uma entrevista de emprego

 

Ser candidato em uma entrevista de emprego pode trazer diversas inseguranças, não é mesmo?! Mas conduzir uma entrevista de emprego também não é fácil: é necessário profissionalismo, empenho, responsabilidade e planejamento.

Para ajudar os profissionais de RH a fazerem uma boa condução de uma entrevista de emprego, no post de hoje vamos explicar o que é um processo seletivo, suas principais fases e dicas práticas de como se preparar para entrevistar os candidatos.

Gostou? Vamos lá, então!

 

 

 

Afinal, o que é um processo seletivo?

 

O processo seletivo refere-se a um conjunto de técnicas utilizadas para “filtrar” e escolher uma pessoa para ocupar determinada posição.

Através do processo seletivo é possível identificar se determinado indivíduo tem as qualidades e habilidades esperadas e exigidas pela organização.

E por que se chama “processo”? O termo “processo” é utilizado porque essa seleção acontece em diferentes etapas.

Porém, é importante destacar que nem todos os processos seletivos têm as mesmas etapas: ou seja, há uma variação, seja de acordo com empresa e, até mesmo, com o cargo.

 

 

 

Principais etapas dos processos seletivos

 

No geral, os processos seletivos envolvem, principalmente, as seguintes etapas/fases.

 

 

Análise do currículo

 

A triagem dos currículos é uma etapa inicial que faz parte de qualquer processo seletivo.

Esta etapa serve para analisar se o perfil e a experiência do candidato estão de acordo com as expectativas e necessidades da organização.

 

Aqui é avaliado:

  • formação acadêmica;
  • experiência profissional;
  • cursos complementares;
  • conhecimento e domínio de idiomas, sistemas e softwares;
  • soft skills.

 

As soft skills são as habilidades comportamentais, sendo que a capacidade da pessoa em sentir, controlar e responder de forma assertiva às suas emoções é fundamental para o desenvolvimento dessas competências.

 

 

Dinâmica de Grupo

 

A dinâmica de grupo é uma fase muito comum e conhecida. Ela pode ser usada para observar e avaliar o comportamento dos candidatos na presença de outras pessoas.

Aqui, é possível identificar algumas características que o setor de RH está procurando, tais como:

  • Capacidade de competir;
  • Liderança;
  • Ser liderado;
  • Comunicação verbal;
  • Resolução de problemas.

 

 

Entrevista

 

Na fase de entrevista, o recrutador deseja conhecer os candidatos por meio de uma conversa. Obviamente que, para esta fase, as perguntas são previamente estruturadas e preparadas.

Porém, é possível que, ao longo da entrevista, novas perguntas surjam.

Apesar de cada entrevista ser estruturada de acordo com a cultura organizacional, o tipo de vaga e o perfil desejado, há algumas perguntas que podem ser comuns nesta fase.

 

Alguns exemplos:

  • Quais são seus pontos fortes?
  • Quais são as suas principais limitações profissionais?
  • Como você lida com a pressão por resultados?
  • Quais são os seus diferenciais para o trabalho?
  • Quais são suas metas profissionais para o longo prazo?

 

É muito importante que a pessoa que vai realizar a entrevista prepare, com antecedência, uma estrutura básica que irá seguir para todos os candidatos.

 

 

 

Como fazer uma entrevista de emprego

 

Conduzir uma entrevista de emprego pode parecer desafiador. Porém, seguindo algumas dicas, ficará muito mais simples fazer esse prévio planejamento.

 

 

Entender o perfil do cargo

 

Em primeiro lugar, é importante que o profissional que irá conduzir a entrevista de emprego entenda o perfil da vaga. É preciso conhecer sobre a área específica, assim como as funções correspondentes para o cargo.

 

 

Prepare o roteiro de perguntas

 

Como já pontuado anteriormente, as entrevistas aos candidatos não serão idênticas.

Uma forma eficiente é ter um roteiro de perguntas básicas que será feita para todos os candidatos.

Essas perguntas precisam fazer com que os candidatos sejam capazes de explicar todas as suas experiências profissionais, técnicas, acadêmicas e de relações humanas.

 

 

Estude o currículo de cada candidato

 

Aqui, é importante analisar detalhadamente o currículo de cada candidato e fazer notas de algumas perguntas que podem ser feitas baseadas neste currículo.

Essas perguntas precisam esclarecer as qualidades pessoais e habilidades profissionais do candidato.

Por exemplo: “Eu vi no seu currículo que você ficou três anos como gerente da Unidade X da empresa Y. Conte-me mais sobre essa experiência”. Ou “Eu vi que você fez intercâmbio para o Canadá. Você podia me contar um pouco mais como foi essa experiência? Como você lidou com uma cultura tão diferente, longe de familiares e de amigos?”.

 

 

Hora da entrevista

 

Na hora de começar a entrevista, é importante que você se apresente e explique sua função dentro da empresa. Além disso, caso outras pessoas também estejam participando desta fase, faça o mesmo.

Além disso, é interessante apresentar, de maneira muito resumida, como será o formato da entrevista e se haverá outras fases dentro do processo.

De maneira também breve, falar um pouco sobre a empresa, os valores, além de uma descrição do cargo e das funções.

Para quebrar o gelo, você pode pedir para que o candidato também se apresente, mas de maneira geral.

Passada essa fase de apresentações, pode-se iniciar a fase de perguntas básicas, mesclando-as com aquelas específicas para o candidato.

Além disso, o entrevistador precisa ir tomando notas das respostas ao longo da entrevista para que, quando for avaliar todos os candidatos, tenha informações suficientes para analisar e comparar.

O importante é que a entrevista seja fluida e esclarecedora. Obviamente que o entrevistado poderá sentir um pouco de nervosismo: mas é importante que o entrevistador crie um clima amistoso.

 

Gostou de saber mais sobre como fazer una entrevista de emprego? E que tal continuar com a gente?

Separamos aqui outros 5 (cinco) posts que, certamente, vão te interessar:

O que é fit cultural e qual é a sua importância para as empresas

Tipos de cultura organizacional

Test DISC: entenda o que é, como funciona e quais são as suas vantagens

Diversidade e inclusão nas empresas: uma nova demanda do RH

Absenteísmo: o que é e como combatê-lo na minha empresa

 

E para você se manter sempre atualizado e acompanhando as novidades sobre RH e Gestão de Pessoas, continue acessando o Benefi e siga nosso perfil no Instagram.