clima organizacional

18-09-2020

Como melhorar o clima organizacional

Entenda o que é clima organizacional, sua influência na empresa, os principais aspectos de uma pesquisa de clima organizacional e quais indicadores monitorar

 

Com o novo contexto organizacional gerado pela pandemia do novo coronavírus, avaliar e entender vários aspectos do clima organizacional é fundamental para as empresas, principalmente para pensar em novas formas de criar impactos positivos para a produtividade das organizações.

Por isso, o post de hoje é entender como melhorar o clima organizacional na empresa. Vamos lá?

 

 

 

O que é clima organizacional

 

Apesar de ser tão importante para a área de Recursos Humanos (RH) entender, acompanhar e mensurar o clima organizacional, muitas vezes podemos ter dificuldade na hora de conceituá-lo.

Assim, podemos dizer que clima organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores têm da organização, em relação à cultura e os valores da empresa (através de suas práticas, políticas, estrutura, processos ou sistemas) e como eles reagem a essas variáveis.

Assim, essa percepção pode ser positiva ou negativa, dependendo muito da interpretação individual de cada um dos colaboradores em relação a algumas variáveis da organização.

Outro ponto fundamental é que esta percepção acerca do clima organizacional influencia, diretamente, a motivação da equipe.

Além disso, para a Associação Brasileira de Recursos Humanos São Paulo (ABRH-SP), o clima é de suma importância para as organizações hoje em dia, pois envolve o nível de satisfação dos colaboradores em relação à empresa.

 

 

Influência do clima organizacional nas empresas

 

A influência do clima organizacional é muito importante para os resultados do negócio.

Algumas informações bem bacanas relacionadas com clima organizacional podem ser compreendidas através do ranking das empresas Great Place to Work 2019.

Eles fazem uma reflexão sobre as organizações sustentáveis, que são aquelas que também reconhecem o valor das pessoas e investem em boas práticas de gestão de clima organizacional. E trazem como exemplos:

 

  • Ganhos de R$ 201 milhões com mais de 2 mil ideias enviadas pelos seus colaboradores (e, no caso, colocadas em prática);
  • Taxa de rotatividade três vezes inferior ao restante do mercado;
  • Lucros 7% mais altos do que as maiores empresas do país;
  • Além disso, retorno financeiro três vezes mais atraente para acionistas.

 

Assim, quando analisamos as vantagens da melhoria do clima dentro das empresas, as principais variáveis afetadas, positivamente, são:

 

  • Alinhamento da cultura organizacional com ações mais efetivas;
  • Crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores;
  • Otimização da comunicação;
  • Melhoria do ambiente organizacional;
  • Diminuição do índice de rotatividade;
  • Mais qualidade de vida e bem-estar para os colaboradores;
  • Aumento de produtividade.

 

 

 

Pesquisa de Clima Organizacional: como funciona?

 

Para saber, de fato, como está o clima na sua empresa, é necessário realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional.

Essa Pesquisa objetiva a análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades.

Além disso, mapeia os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos colaboradores através de alguns pontos, tais como:

 

  • Apuração de seus pontos fortes;
  • Deficiências;
  • Expectativas;
  • Aspirações.

 

Através desta identificação e compreensão dos diferentes aspectos de impacto, ou seja, tanto os aspectos positivos quanto negativos, é possível definir planos de ações para melhoria do clima organizacional, focando o aumento da produtividade da empresa.

E, com a melhoria do clima, vemos um ciclo positivo, com os colaboradores trabalhando mais motivados melhorando, assim, sua performance.

 

Assim, a Pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta poderosa de gestão estratégica, pois permite a análise interna, além de acompanhar o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização.

 

 

 

Quais as ações que podem ser adotadas para melhorar o clima organizacional?

 

Como percebemos, o clima  interfere em aspectos extremamente relevantes para as empresas e impactando, desta forma, nos negócios e nas equipes.

Mas, afinal, como melhorar o clima organizacional? Separamos aqui algumas sugestões:

 

 

Ginástica laboral

 

Os exercícios que são realizados no próprio local de trabalho favorecem a melhoria do clima no ambiente, pois torna-o mais leve e alegre.

 

 

Definição e acompanhamento de métricas

 

A definição e o acompanhamento de algumas métricas são fundamentais, pois, através delas, será possível a tomada de decisão mais assertiva:

 

  • Índice de absenteísmo: Esse indicador revela o percentual e os motivos de ausências e atrasos ao trabalho por parte dos colaboradores;
  • Produtividade: Alta e baixa produtividade estão, diretamente, associadas ao clima.
  • Turnover: Essa métrica mostra a rotatividade de funcionários de uma empresa, isto é, o número de colaboradores que entraram e saíram. Quanto menor for a taxa de turnover, a tendência é que será melhor o desempenho da empresa, pois isso reflete na retenção de talentos.

 

 

 

Melhorando o clima organizacional na sua empresa

 

Para saber quais são as variáveis mais importantes para determinados colaboradores basta seguir uma regra básica de RH: pergunte diretamente para eles.

Desta forma, é necessário estreitar a comunicação entre os colaboradores e a empresa, abrindo espaço legítimo para a participação coletiva nas decisões.

Se você gostou do conteúdo deste post, separamos aqui outros 4 (quatro) posts que, certamente, vão te interessar:

 

O que é cultura organizacional: guia rápido de RH;

Retenção de talentos: 7 benefícios e 7 estratégias para aplicar na sua empresa;

Trabalho em equipe: 7 dicas para trabalho presencial e remoto;

Como ser um bom líder: engajando equipes sem usar táticas de motivação.

 

E para você se manter sempre atualizado e acompanhando as novidades sobre RH e Gestão de Pessoas, continue seguindo o Benefi.